
Sistemas operativos e Arquitectura de computadores
Quando o pc não liga quais poderão ser os problemas?
1-Muitas vezes, troca-se de computador mas mantém-se o cabo de alimentação. Com o passar dos anos, este cabo de energia vai ganhando uma curva acentuada junto à ligação na fonte de alimentação, podendo ficar danificado. Experimente ligá-lo ao monitor para ver se ele está em boas condições. Caso contrário, substitua-o.
2-Outro problema raro mas que deve ser considerado tem a ver com os botões de ligar e de reset na caixa do PC. Pressione-os para ver se estão a funcionar corretamente. Se o botão não voltar à posição inicial, então poderá estar preso. Use um objeto de ponta fina, como uma chave de fendas ou um clip, para o fazer voltar à posição inicial. Não abuse da força para não estragar o interruptor.
3-Remova todos os dispositivos ligados às portas USB (quer diretamente no painel traseiro da motherboard, quer noutras portas de expansão disponíveis na caixa). Periféricos como discos externos, dispositivos de memória USB ou até pens para ligação à Internet bebem alguma energia diretamente através destas portas, sobrecarregando a fonte. Apesar de também não ser um problema habitual, esta despistagem deve ser feita.
4-Se o computador já liga mas se não tem imagem, assegure-se de que os cabos de energia e de ligação do monitor à placa gráfica estão corretamente ligados, ou então entre no menu de configuração do ecrã e veja se as definições de brilho e de contraste estão corretamente configuradas.
5-Use uma chave de fendas para abrir o painel lateral direito da caixa para ter acesso aos componentes. Deixe apenas ligados - e verifique se estão bem colocados - os conectores que saem da fonte de alimentação para a motherbard (ATX, CPU e dissipador do CPU), o(s) módulo(s) de RAM (poderá até deixar apenas um) e a placa gráfica. Caso tenha dúvidas, consulte os manuais. Experimente ligar o computador.
6-Se o computador já liga, então o problema estará num dos restantes componentes entretanto desligados - disco(s) rígido(s), drive(s) ótica(s), placa(s) de expansão (como um placa de som ou uma controladora de portas USB/eSATA/FireWire, por exemplo). Desligue o PC da energia e vá ligando um componente de cada vez (disco, drive, placas) até identificar a origem. Verifique os cabos de ligação de dados - caso estejam torcidos ou dobrados, substitua-os.
Ainda no que diz respeito à configuração de BIOS, vá ao menu Standard CMOS Features (ou semelhante) e verifique se os discos estão a ser corretamente reconhecidos pelo sistema de gestão da motherboard. Da mesma forma, veja em Advanced BIOS Features se a ordem de arranque está bem definida. Se optar por dar prioridade a uma drive ótica, assegure-se de que não tem nenhum CD ou DVD carregado na unidade.